VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão 2010

Dados Gerais
Titulo

VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354)

Tema

 Energia, Inovação, Tecnologia e Complexidade para a Gestão Sustentável

Prazo para envio de artigos

23 de maio de 2010

Data do Evento

5, 6 e 7 de agosto de 2010.

Locais

5 e 6 de agosto - FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ

7 de agosto - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense
Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ

Apresentação

Nesta sexta edição, o Congresso Nacional de Excelência em Gestão vem enfatizar a Energia, Inovação e Tecnologia para a Gestão Sustentável, e busca a difusão das informações geradas no âmbito dos centros de pesquisa por meio de palestras, artigos e troca de experiência entre a academia e as organizações, situação que é viabilizada pelo perfil variado do público que tem acompanhado este congresso.

Entende-se que somente a absorção do conhecimento pelas organizações brasileiras poderá criar a massa crítica necessária para levar mudanças à nossa sociedade. Sendo assim, a realização do congresso se caracteriza como uma oportunidade de difusão do conhecimento entre os seus participantes, membros da comunidade acadêmica e representantes de diversas organizações brasileiras.

Pretende-se promover a difusão e integração dos conhecimentos sobre a Energia, Inovação e Tecnologia para a Gestão Sustentável, por meio de palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos e demais atividades que permitam a exploração das experiências e práticas em gestão.

Objetivos

A realização do CNEG permite a disseminação de conhecimentos gerados por instituições de todo o país e possibilita o debate a respeito de questões de suma importância para o desenvolvimento do país, sejam elas de caráter social, técnico ou gerencial.

Desta forma, esperamos oferecer à sociedade, ferramentas de gestão que possibilitem uma nova dinâmica social baseada no respeito e na inclusão social.

Missão

Promover a difusão e a integração dos conhecimentos sobre a Energia, Inovação e Tecnologia para a Gestão Sustentável.

Caráter

O Congresso Nacional de Excelência em Gestão abordará temas relacionados à Energia, Inovação e Tecnologia para a Gestão Sustentável, além de apresentações de artigos inscritos e selecionados para o evento.

A temática e o modelo de atuação foram definidos pela Coordenação do Evento que se encarregará de viabilizar a realização das atividades propostas. Para tal, convidamos especialistas a participarem dando sua relevante contribuição, que se somarão àquelas fruto dos diversos trabalhos científicos que serão apresentados.

Iniciativa

Diante das exigências atuais pelas quais passam as empresas no que tange à Gestão de sua atuação, um grupo de professores e pesquisadores da área do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG da Universidade Federal Fluminense UFF percebeu a necessidade da realização de um evento para a troca de informações sobre os temas relevantes ligados à Gestão Empresarial. Nesse sentido, o evento busca abordar temas relacionados à Gestão pela Qualidade, Gestão Econômica e Financeira, Gestão Ambiental & Sustentabilidade, Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional & Ergonomia, Ética e Responsabilidade Social, Gestão da Produção, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento Organizacional e Educação em Sistema de Gestão.

A iniciativa de realização do Congresso Nacional de Excelência em Gestão surge assim da demanda latente dos ambientes empresarial e acadêmico, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Empresarial.

Público Alvo

Participarão do VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão representantes da comunidade empresarial, representantes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, representantes de centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de organizações não governamentais de assistência social.

Espera-se a participação de 1000 pessoas.

Linhas de Pesquisas Relacionadas

Seguindo os preceitos de integração universitária, o VI Congresso Nacional de Excelência em Gestão está sendo formatado de forma a integrar-se com os seguintes projetos de pesquisa de mestrado e pós-graduação de diversas instituições:

Gestão de Resíduos

Economia do Meio Ambiente Capacitação

Educação Ambiental

Gestão Ambiental

Produção Limpa

Gerência de Projetos

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão pela Qualidade Total

Sistema de Informação

Marketing e Produto

Estratégia e Competitividade

Finanças Corporativas

Gestão de Processos

Gestão do Conhecimento

Ergonomia

Gerência de Riscos e Meio Ambiente

Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Qualidade de Vida no Trabalho

Gestão de Projetos Sociais

Gestão de Serviços de Saúde

Indicadores de Sustentabilidade

Governança Corporativa e Ética Organizacional

Desenvolvimento Local e Empreendedorismo

Responsabilidade Socioambiental

Metas

Convivemos hoje com um ritmo de mudanças jamais visto antes por qualquer sociedade, e estamos no limiar da Nova Era. Era esta, que foi definida como a “sociedade da informação” e que consiste na troca da manufatura pela “mentofatura”, a primeira no sentido em que a realização física num processo produtivo tem importância fundamental, e a segunda é o uso do conhecimento intrínseco do ser humano com a finalidade de gerar riquezas e atribuir poder dentro de um processo produtivo, se contrapondo à manufatura.

As metas específicas do Congresso serão:

Aprovar 300 trabalhos científico-tecnológicos, do quais 150 serão apresentados em Sessão Técnica e outros 150 em pôsteres.

Atingir a meta de 1000 participantes.

Entre os palestrantes e conferencistas, contar com convidados provenientes de instituições de ensino e pesquisa e empresas de renome.

Contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável, Agenda 21, Metas do Milênio, SA 8000, ISO 26000 entre outros marcos legais e científicos direcionados à eco eficiência e responsabilidade social e ambiental.