VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão 2011

Dados Gerais
Título

VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354)

Tema

Gestão de Riscos para a Sustentabilidade

Prazo para envio de artigos

15 de maio de 2011 (NOVA)

 Data do Evento

12 e 13 de agosto de 2011

Locais

12 de agosto
FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ
13 de agosto
Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense
Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ

Apresentação

Nesta sétima edição, o Congresso Nacional de Excelência em Gestão vem enfatizar a Gestão de Riscos para a Sustentabilidade, e busca a difusão das informações geradas no âmbito dos centros de pesquisa por meio de palestras, artigos e troca de experiência entre a academia e as organizações, situação que é viabilizada pelo perfil variado do público que tem acompanhado este congresso.

Entende-se que somente a absorção do conhecimento pelas organizações brasileiras poderá criar a massa crítica necessária para levar mudanças à nossa sociedade. Sendo assim, a realização do congresso se caracteriza como uma oportunidade de difusão do conhecimento entre os seus participantes, membros da comunidade acadêmica e representantes de diversas organizações brasileiras.

Pretende-se promover a difusão e integração dos conhecimentos sobre a Gestão de Riscos para a Sustentabilidade, por meio de palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos e demais atividades que permitam a exploração das experiências e práticas em gestão.

Objetivos

A realização do CNEG permite a disseminação de conhecimentos gerados por instituições de todo o país e possibilita o debate a respeito de questões de suma importância para o desenvolvimento do país, sejam elas de caráter social, técnico ou gerencial.

Desta forma, esperamos oferecer à sociedade, ferramentas de gestão que possibilitem uma nova dinâmica social baseada no respeito e na inclusão social.

Missão

Promover a difusão e a integração dos conhecimentos sobre a Gestão de Riscos para a Sustentabilidade.

Caráter

O Congresso Nacional de Excelência em Gestão abordará temas relacionados à Gestão de Riscos para a Sustentabilidade, além de apresentações de artigos inscritos e selecionados para o evento.

A temática e o modelo de atuação foram definidos pela Coordenação do Evento que se encarregará de viabilizar a realização das atividades propostas. Para tal, convidamos especialistas a participarem dando sua relevante contribuição, que se somarão àquelas fruto dos diversos trabalhos científicos que serão apresentados.

Iniciativa

Diante das exigências atuais pelas quais passam as empresas no que tange à Gestão de sua atuação, um grupo de professores e pesquisadores da área do Mestrado em Sistemas de Gestão MSG da Universidade Federal Fluminense UFF sob a coordenação do NITS Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade, percebeu a necessidade da realização de um evento para a troca de informações sobre os temas relevantes ligados à Gestão Empresarial. Nesse sentido, o evento busca abordar temas relacionados à Gestão de Riscos e Crises, Gestão pela Qualidade, Gestão Econômica e Financeira, Gestão Ambiental & Sustentabilidade, Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional & Ergonomia, Ética e Responsabilidade Social, Gestão da Produção, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento Organizacional e Educação em Sistema de Gestão.

A iniciativa de realização do Congresso Nacional de Excelência em Gestão surge assim da demanda latente dos ambientes empresarial e acadêmico, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Empresarial.

Público Alvo

Participarão do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão representantes da comunidade empresarial, representantes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, representantes de centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de organizações não governamentais de assistência social.

Espera-se a participação de 1000 pessoas.

Linhas de Pesquisas Relacionadas

Seguindo os preceitos de integração universitária, o VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão está sendo formatado de forma a integrar-se com os seguintes projetos de pesquisa de mestrado e pós-graduação de diversas instituições:

Gerência de Riscos e Meio Ambiente

Construções e Urbanismo Sustentáveis

Eficiência Energética

Gestão de Resíduos

Economia do Meio Ambiente Capacitação

Educação Ambiental

Gestão Ambiental

Produção Limpa

Gerência de Projetos

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão pela Qualidade Total

Sistema de Informação

Marketing e Produto

Estratégia e Competitividade

Finanças Corporativas

Gestão de Processos

Gestão do Conhecimento

Ergonomia

Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Qualidade de Vida no Trabalho

Gestão de Projetos Sociais

Gestão de Serviços de Saúde

Indicadores de Sustentabilidade

Governança Corporativa e Ética Organizacional

Desenvolvimento Local e Empreendedorismo

Responsabilidade Socioambiental

Metas

Convivemos hoje com um ritmo de mudanças jamais visto antes por qualquer sociedade, e estamos no limiar da Nova Era. Era esta, que foi definida como a “sociedade da informação” e que consiste na troca da manufatura pela “mentofatura”, a primeira no sentido em que a realização física num processo produtivo tem importância fundamental, e a segunda é o uso do conhecimento intrínseco do ser humano com a finalidade de gerar riquezas e atribuir poder dentro de um processo produtivo, se contrapondo à manufatura.

As metas específicas do Congresso serão:

Aprovar 300 trabalhos científico-tecnológicos, do quais 150 serão apresentados em Sessão Técnica e outros 150 em pôsteres.

Atingir a meta de 1000 participantes.

Entre os palestrantes e conferencistas, contar com convidados provenientes de instituições de ensino e pesquisa e empresas de renome, nacionais e internacionais.

Contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável, Agenda 21, Metas do Milênio, SA 8000, ISO 26000 entre outros marcos legais e científicos direcionados à eco eficiência e responsabilidade social e ambiental.