fbpx Programação | CNEG

Programação

VIII CNEG 2012

Consulte abaixo a programação  da oitava edição do VIII CNEG - Congresso Nacional de Excelência em Gestão  para o ano de 2012.

8 de junho de 2012 - Sexta-feira 

08h30 

Abertura Oficial e Credenciamento

Exmo. Brigadeiro Ar Roverson William Milker Figueiredo, Comandante da ECEMAR

Empreendedorismo Social:

O caso da “ONG Amigos de Coração”.

Dr. Fernando Fratane

09h às 10:30h

PAINEL 1:

Praticas Organizacionais para a Sustentabilidade

Wilson Santarosa

Gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras

Ricardo Azevedo

Gerente Executivo de SMES Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras

Marina Grossi

Presidente do CBEDS

Ações e estratégias do CBEDS para a Sustentabilidade Organizacional

Sheila Pimentel

Presidente do Instituto Humanitare, organismo ligado à ONU

Expectativas Rio+20 e 17 goals do desenvolvimento sustentável (Bonn. 3 de Setembro de 2011) e carreira verde no campo da Sustentabilidade corporativa e Institucional

10h30  Coffee-break

10h45  às 12:45h

PAINEL 2:

Responsabilidade sócio Ambiental das Organizações: Relatos de casos

Fernando Malta

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS

Rogério Valle

Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE), representante brasileiro do GRI - Global Report Initiative.

Vânia Marques

Consultora de Sustentabilidade

Tema: "A Norma ISO 26000 de Responsabilidade Social e sua aplicabilidade nas organizações brasileiras"

Fernando Guida

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, secretário de relações internacionais da ANAMMA-Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente, secretário-executivo do SIMAAS-Sistema de Integração Municipal América Área Sul e presidente da Assembléia Constituinte da ACTA21-Agência de Cooperação Territórios e Agenda 21.

Tema: Experiências na Gestão Municipal de Ambientes.

Mauricio Barros

Grupo Pão de Açucar

Tema: "Caso de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açucar"

Roland Widmer

Diretor da empresa "One Advisory", especialista em estratégia e finanças sustentáveis em empresas e terceiro setor.

Tema: "Finanças e Mudanças Climáticas"

Elisabete Rodrigues

Gerente Geral de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras

Tema: "Ações do SMS da Petrobras para a Sustentabilidade"

Nilson Barbosa Perissé

Universidade Federal Fluminense

Tema: "Impactos da Terceirização na Subjetividade do Trabalhador"

12h15  Almoço

14h às 14:45h - PALESTRA

Hugo Repsold Junior

Gerente Executivo de Estratégia da Petrobras

tema: "Panorama da Estratégia da Petrobras: Desafios e Oportunidades"

14h45  Coffee-break

15h às 17:00h

II SIMPÓSIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES (SIRSO)

II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDAD SOCIAL DE LAS ORGANIZACIONES (SIRSO)

O II Simpósio de Responsabilidade Social Das Organizações (SIRSO) busca consolidar, debater e projetar investigações mais avançadas sobre o desenvolvimento do tema de Responsabilidade Social das Organizações, desde a perspectiva econômica, ambiental e social, e aos efeitos de contribuir para a geração de linhas de ação e elementos de sustentabilidade para organizações de todo tipo. A primeira edição foi realizada em 2010 na Universidad de Santiago de Chile (USACH). Sua continuidade foi com a publicação do libro que leva o mesmo nome do Simpósio e que foi apresentado no Congresso Internacional de Economia e Gestão (ECON) -­‐ Universidad de Buenos Aires (UBA), em novembro de 2011 e reúne 31 trabalhos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Constitui uma mostra das investigações que estão sendo produzidas nesta matéria no nosso continente e consolida o trabalho em rede: SIRSO. Estaremos como pré-­‐evento da Rio+20, United Nations Conference on Sustainable Development, em Junho de 2012.

El Simposio Internacional de Responsabilidad Social de las Organizaciones (SIRSO) busca consolidar, debatir y proyectar investigaciones más avanzadas sobre el desarrollo del tema de Responsabilidad Social de las Organizaciones, desde la perspectiva económica, ambiental y social, a los efectos de contribuir a la generación de lineamientos de acción y elementos de sustentabilidad para organizaciones de todo tipo. La primera edición fue realizada en 2010 en la Universidad de Santiago de Chile (USACH). Luego continuó con la publicación del libro que lleva el mismo nombre del Simposio y que fue presentado en el Congreso Internacional de de Economía y Gestión (ECON) - Universidad de Buenos Aires (UBA), en noviembre de 2011 y reúne 31 trabajos de Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Mexico, Perú y Uruguay. El mismo constituye una muestra de las investigaciones que se están produciendo en la materia en nuestro continente y consolida el trabajo en red del SIRSO. Estaremos como pre-evento de la Rio+20, United Nations Conference on Sustainable Development, en 2012.

Tema mesa redonda II SIRSO:

SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS: PERSPECTIVAS NA ARGENTINA, CHILE E URUGUAI

Nora GORROCHATEGUI (Argentina)

Bacharel em Ciência Política Universidad del Salvador Mestrado Scientiarum en Administración Pública. Universidad de Buenos Aires Doutorado em Administração: Tese em elaboração. Universidad de Buenos Aires Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidad de Buenos Aires.

Valmir Martins (Chile)

Doutorando em Estudos Americanos Menção Estudos Internacionais Instituto de Estudios Avanzados (IDEA) Universidad de Santiago de Chile (USACH) Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica Bacharel em Administração de Empresas. Membro da REDUNIRSE. Docente e Diretor do Centro de Investigação em Gestão Empresarial (CIGE) Universidad Mayor (Chile).

Oscar Licandro (Uruguay)

Bacharel em Sociologia. Master of International Management. Doutorando em Administração -­ Universidad Católica Argentina Professor e pesquisador da Universidad Católica del Uruguay. Coordenador do Programa de Investigação sobre RSE nesta universidade. Tem atuado como consultor da CEPAL, OIM, BID y UNESCO.

Moderador: Prof. Eduardo Gomes, Ph.D UFF (Brasil)

Eduardo R. Gomes é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Política, é Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago. Professor da Graduação e Pós do Departamento de Ciência Política da UFF, atua na área de Responsabilidade Social do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do LATEC. Tem se voltado para o estudo de vários aspectos e abordagens das relações entre Estado e desenvolvimento e para as ações de "responsabilidade social empresarial" e suas relações com políticas públicas e "terceiro setor", além de se dedicar a atividades de consultoria neste campo.

17h Encerramento das atividades