IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão 2013

Dados Gerais
Título

IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO &
12th INTERNATIONAL CONFERENCE ON CORPORATE SOCIAL RESPONSAIBILITY

Data do Evento

20, 21 e 22 de junho de 2013

Locais
20 de junho

FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ

21 e 22 de junho

Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ

Apresentação

Nesta nona edição, o Congresso Nacional de Excelência em Gestão será realizado em conjunto a 12th International Conference on Corporate Social Responsibility.

Ambos eventos, tem em comum o propósito de compartilhar estudos e iniciativas que tem vindo a ser realizadas no âmbito de sistemas de gestão sustentável, duradouros e de responsabilidade sócioambiental.

Neste ano, a XII Internacional Conference on Corporate Social Responsibility acontecerá pela primeira vez no Brasil, para se agregar a rede científica do CNEG, com objetivo de internacionalizarmos as pesquisas, ações e reflexões que envolvam a agenda sobre a conjunção temática iniciada na Rio Eco 92 e, alargada vinte ano depois, com a Rio + 20.

Nesse sentido, a união dos dois eventos propõe-se a ampliação da reflexão e do debate sobre temas contemporâneos e tão caros ao bem estar e à justiça social e ambiental dos seres humanos e urbanos. Desta forma, convidamos a comunidade científica, empresas, sindicatos, organizações sociais e a sociedade civil para compartilharmos trabalhos e debates de envergadura científica interdisciplinar, na extensão de eixos temáticos da gestão sustentável e socialmente responsável, que incluem: estudos sobre análise de padrões de produção e consumo; fontes de energias alternativas; mobilidade urbana sustentável e justa; água; ar; terra; território; mudanças climáticas; resíduos sólidos; degradação ambiental; justiça ambiental; direito internacional e responsabilidade social; desenvolvimento local em parcerias de responsabilidade social compartilhada; etc.

Embora, ambos eventos estejam focados nas preocupações sobre a trajetória a ser percorrida após a Rio + 20, todas as áreas de sistemas de gestão sustentável e da responsabilidade social das organizações são profundamente incentivadas. O importante é que as propostas estejam fundamentadas em cinco importantes princípios básicos:

ao respeito às diferenças e à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade científica;
ao desenvolvimento de novos quadros analíticos e teóricos;
à combinação da diversidade e do pluralismo analítico e metodológico com novas práticas de gestão e de tecnologias inovadoras, democráticas e inclusivas;
ao estimulo da participação democrática e da cidadania ativa no apoio à formulação de políticas públicas inclusivas; e
ao aprofundamento do conhecimento sobre realidades sociais distintas numa perspectiva comparada, de modo a promover a diversidade de visões e do debate democrático no mundo das organizações públicas e privadas, em prol de uma nova tônica que esteja atenta à complexidade e à importância das cidades, dos territórios, das pessoas, num reequacionamento de novas formas de gestão e governação social, urbana, ambiental e econômica.

Pretende-se promover a difusão e integração dos conhecimentos por meio de palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e consôrcio doutoral entre outras.

Iniciativa

A iniciativa de realização do Congresso Nacional de Excelência em Gestão e da International Conference on Corporate Social Responsibility surgem da demanda latente dos ambientes empresariais e acadêmicos, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Organizacional e Sutentabilidade. Carnência identificado por professores e pesquisadores da UFF (Brasil), do Centre for Research into Organisational Governance, De Montfort University (UK) e Yildiz Technical University (Turkey).

Público Alvo

Participarão do VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão representantes da comunidade empresarial, representantes de instituições de ensino superior de todo o Brasil, representantes de centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de organizações não governamentais de assistência social.

Espera-se a participação de mil pessoas.

Linhas de Pesquisas Relacionadas

Seguindo os preceitos de integração universitária, o IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO e 12th INTERNATIONAL CONFERENCE ON CORPORATE SOCIAL RESPONSAIBILITY forma pensados de forma a integrar-se com os seguintes projetos de pesquisa de mestrado e pós- graduação de diversas instituições como:

Gestão de Riscos e Crises
Gestão de Resíduos
Economia do Meio Ambiente Capacitação
Educação Ambiental
Gestão Ambiental
Produção + LimpaAnálise do Ciclo de Vida de Produtos e Serviços
Edificações Sustentáveis
Eficiência Energética
Gerência de Projetos
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão pela Qualidade Total
Sistema de Informação
Marketing e Produto
Estratégia e Competitividade
Finanças Corporativas
Gestão de Processos
Gestão do Conhecimento
Ergonomia
Gerência de Riscos e Meio Ambiente
Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional
Qualidade de Vida no Trabalho
Gestão de Projetos Sociais
Indicadores de Sustentabilidade
Governança Corporativa e Ética Organizacional
Desenvolvimento Local e Empreendedorismo
Responsabilidade Socioambiental

Metas

Convivemos hoje com um ritmo de mudanças jamais visto antes por qualquer sociedade, e estamos no limiar da Nova Era. Era esta, que foi definida como a “sociedade da informação e do conhecimento” e que consiste na troca da manufatura pela “mentofatura”, a primeira no sentido em que a realização física num processo produtivo tem importância fundamental, e a segunda é o uso do conhecimento intrínseco do ser humano com a finalidade de gerar riquezas e atribuir poder dentro de um processo produtivo, se contrapondo à manufatura.

As metas específicas do Congresso serão:

Aprovar 400 trabalhos científico-tecnológicos, do quais 200 serão apresentados em Sessão Técnica e outros 200 em pôsteres;
Atingir a meta de 1000 participantes.

Entre os palestrantes e conferencistas, contar com convidados provenientes de instituições de ensino e pesquisa e empresas de renome, nacionais e internacionais.
Contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável, Agenda 21, Metas do Milênio, SA 8000, ISO 26000 entre outros marcos legais e científicos direcionados à eco eficiência e responsabilidade social e ambiental.