Programação

Data de início: 13/08/2015

Data de término: 14/08/2015

XI CNEG & II INOVARSE 2015

Consulte abaixo a programação  da décima primeira edição do XI CNEG - Congresso Nacional de Excelência em Gestão & II INOVARSE  para o ano de 2015.

Nesta décima primeira edição, o Congresso Nacional de Excelência em Gestão será realizado em conjunto II INOVARSE com a temática: “TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE”.

Ambos eventos, tem em comum o propósito de compartilhar estudos e iniciativas que tem vindo a ser realizadas no âmbito de sistemas de gestão sustentável, duradouros e de responsabilidade socioambiental .

Dia 13 de agosto de 2015 – 08:00 às 17:00h

 

CREDENCIAMENTO / CAFÉ DE BOAS VINDAS 08:00h às 09:00h

 ABERTURA INSTITUCIONAL 09:00h às 09:15

Luiz Chor
Presidente do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN

Engenheiro civil, empresário da construção civil, ex-presidente do sindicato da indústria da construção civil do rio de janeiro-sinduscon, membro do conselho deliberativo do SEBRAE-RJ, presidente do conselho empresarial de responsabilidade social da FIRJAN, assessor da diretoria do sistema FIRJAN.

Jose Abadia Ribeiro
PETROBRAS

Gerente de Relacionamento Comunitário da Regional RJ e ES - Gerência Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras.

 Janice Dias
PETROBRAS

Gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social - Gerência Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras.

MESA 1 - IMAGINAÇÃO 09:15h às 10:45h

Celiane Camargo Borges
NHTV - Holanda

Formada em Psicologia, com mestrado em Psicologia Social e doutorado em Saúde Pública, Celiane foca seu trabalho e pesquisa na interface entre psicologia, saúde, educação, desenvolvimento organizacional, inovação social e imagineering. Atualmente é professora na NHTV Breda University of Applied Sciences, Holanda. Seus projetos envolvem explorar práticas interativas e colaborativas em que é possivel criar um contexto dialógico favorecendo a reflexão situada de um determinado trabalho. Celiane também é membro do The TAOS institute, comunidade voltada para o estudo e disseminação de idéias construcionistas sociais. Celiane também leciona no mestrado à distância em Relational Leading, pela Midlesex University, England. www.designingconversations.us

Aida Queiroz
Anima Mundi

Faz parte do grupo de criação e direção do festival ANIMA MUNDI e é diretora de animação na produtora carioca Campo 4, da qual é sócia. Especializou-se em animação no curso oferecido pelo National Film Board of Canada no Rio de Janeiro, após graduar-se em Belas Artes na UFMG.

Augusto Gutierrez
Hub Rio/Catete 92

Empreendedor em rede e facilitador de processos de diálogo e cocriação. Há 7 anos atua profissionalmente com desenvolvimento humano, aprendizagem, inovação organizacional e espaços colaborativos. Busca criar espaços de escuta difundir ferramentas de diálogo e cocriação para apoiar organizações sociais, empreendedores, corporações e órgãos do governo, tais comoNATURA, TIM, COCA-COLA,Fundação Telefonica, PETROBRAS e Sebrae . Atua também em casas colaborativas no Rio (Catete92), Porto Alegre (Casa Liberdade) e São Paulo (Laboriosa89). É membro da rede Art of Hosting (global). Ganhador do Prêmio “Personalidade do ano em Sustentabilidade - 2013” pela ABTD/PR e do “Social Innovation Leadership Award - 2014” pelo World Corporate Social Responsability Congress/ Índia. Biólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e facilitador formado pelo Programa Artistas do Invisível, do Instituto Fonte e pelo Programa Germinar, do Instituto Eco social.

 MESA 2 - Accountability 11:15h às 12:30h

Vania de Lourdes Marques
Profª. LATEC / UFF

D.Sc. em Eng. Civil, Universidade Federal Fluminense (UFF), foco em gestão de stakeholders na construção civil; M.Sc./Ciência Ambiental (UFF), foco em Princípios do Equador; Pós-Graduada/Gestão Empresarial (FDC) e Gestão de Negócios Sustentáveis (UFF), foco em Finanças Sustentáveis; Veterinária (UFMG).

Consultora em gestão para a sustentabilidade para organizações de diversos setores, em especial nos seguintes temas: Relatórios GRI e Relato Integrado; Finanças Sustentáveis; Engajamento de Stakeholders. Instrutora treinada e nomeada pela GRI Amsterdã para ministrar Oficinas Certificadas GRI. Atua como especialista do Uniethos desde 2008. Auditora de Normas Sociais e Ambientais em fornecedores da Petrobras e da Whirlpool. Docente convidada em programas de pós-graduação - doutorado, mestrado e especialização - (UFF e outros). Experiência em assessoria técnica (crédito rural) e projetos sociais e em gestão de agências como gerente de clientes empresariais, no Banco do Brasil (1981-2004). Membro da Comissão da ABNT para as Normas Sociais (ISO 26000, NBR 16001 e outras) e dos fóruns de Revisão da GRI-G3 e G4, da Norma ABNT: NBR 16001 e do ISE-Bovespa. Organizadora e autora do livro “Responsabilidade Social – Conceitos e Práticas: construindo o caminho para a sustentabilidade nas organizações”, ed. Atlas, 2012.
 

Cláudio Andrade 
Relato Integrado, São Paulo

Consultor em Comunicação Corporativa com foco para sustentabilidade. Formação Comunicação Social e mestrado em Relações Públicas e Propaganda. CEO da RELLATO comunicação e Sustentabilidade; professor no MBA em Gestão Empresarial da UNIP.

Glaucia Terreo
DiretoraGlobal Reporting Initiative – GRI

Iniciou sua atuação na área de Responsabilidade Social Empresarial e sustentabilidade em 2001 quando ingressou no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social responsável pelo acompanhamento e revisão de Ferramentas de Gestão. É Diretora da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil desde janeiro de 2007 tendo como uma das principais funções a disseminação das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade da GRI. É membro do Conselho Consultivo do CDP no Brasil. Ministrou palestras e workshops sobre o tema em todo o Brasil e em outros paises como Argentina, Colombia, Bolívia, México, Paraguai, Equador, Angola, Índia e Holanda.

 Adriana Leles
Assessora da Presidência da Sanasa Gestão da Sustentabilidade

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC – Campinas, com pós – graduação pelo Instituto de Economia da Unicamp em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. Representa a Sanasa no Comitê Brasileiro do Pacto Global. É membro dos grupos de trabalho de Energia e Clima, Água e Saneamento e Direitos Humanos do Pacto Global. Também participa do grupo de trabalho Empresa Pioneiras em Relatórios de Sustentabilidade organizado pela Gobal Reporting Initiative – GRI e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.

 ALMOÇO 12:30h às 14:00h

MESA 3 - INOVAÇÃO 14:00h às 15:30h

Leonardo Filardi 
Shell Iniciativa Jovem

Mestre em Economia Empresarial com bacharelado em Administração de Empresas, especialista em empreendedorismo por Babson College e Design Thinking pela Universidade de Stanford. Trabalhou em grandes empresas como a Gillette Brasil e Amil Assistência Médica ao longo de 13 anos. Premiado em 2009 no Estudo de Caso da Pequena Empresa do SEBRAE, em 2012 com a empresa campeã do Prêmio Bota pra Fazer da Endeavor e em 2013, recebeu uma Moção de Congratulação e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do empreendedorismo no Rio de Janeiro. Atualmente é gerente de país da Shell Iniciativa Jovem, professor do Ibmec, mentor da Endeavor e da Bambuza.

Giselle Paulino 
Jornalista

Jornalista de meio ambiente e sustentabilidade. Estudou Política Global em Londres e possui experiência na produção e realização de reportagens sobre comunidades rurais fortalecidas pelo desenvolvimento local em países na Ásia, como China e Índia, e na África, como Namíbia e Etiópia. É diretora de comunicação da Viajologia Expedições, agência que desenha viagens fotográficas a destinos exóticos.

 Tania Braga
Gerente Geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado (Comitê Rio 2016)

Com uma trajetória profissional que soma 20 anos, a gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Rio 2016 ajuda a aplicar o “pensar sustentável” em todo a trajetória de preparação e realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. É doutora em economia aplicada e mestre em ciência ambiental, com experiência profissional nos setores acadêmico, privado e não governamental.

 René Millazo
Academia da Pessoa

Engenheiro civil/planejamento _ UVA_1980 e Pós graduado em Gestão de Pessoas _ Unicamp 2003. Ms Administração profissional de empresas _ Unimep 2005 e Certificado em Psicoteologia _ 2013, Diretor executivo da Academia da Pessoa _ soluções inteligentes em gestão de pessoas e processos . Consultor de empresas, Coaching ontológico e Palestrante motivacional. Docente universitário _ temas de administração e ciências aeronáuticas

 Ana Altenfelder
Terapeuta Corporal - São Paulo

Bacharel em Administração pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, pelo Hospital Albert Einstein, tem especialização em Saúde da Mulher pela UNIFESP e formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social reconhecida pela Sociedade Brasileira de Medicina Antroposófica (SBMA). Com 35 anos de experiência clínica, desenvolveu método próprio de saúde integral, sendo um de seus projetos “Cuidando de Quem Cuida de Gente”. Desde 2010 atua como facilitadora, com estratégias de novas abordagens para a prática da sustentabilidade do ser, dentro das organizações.

Rita de Cassia Monteiro Afonso
Professora na FACC-UFRJ - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Doutora em Engenharia de Produção, é professora Adjunta na FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do LTDS - Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ. Membro da equipe do projeto TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory.  

 MESA 4 - TRANSFORMAÇÃO 16:00h às 17:30h

Rachel Stefanuto
UNICAMP, Campinas

Bacharelado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1976); Mestrado em Geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1990); Doutorado em Engenharia Mineral, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, na área de Desenvolvimento Sustentável e Mineração, onde estudou o caso da Companhia Vale do Rio Doce – CVRD (1996);

Marcello Lacroix
Engenharia de Gente, RS

É um “engenheiro de gente” por vocação. Bacharel em Ciências pelo Excelsior College de NY, Mestre em Ciências Espirituais e atualmente Doutorando pelo PTS-Peace Theological College and Seminary, CA. Atua como Consultor Organizacional, Facilitador de Processos de Mudança, Palestrante e Coach. Diretor e fundador da eNGENHARIA dE gENTE, consultoria voltada à educação transformativa. Também consultor associado da Bridge Partnership da Inglaterra e da Transform-Action da Espanha. Participa da Comunidade de Prática Global AoH-Art of Hosting, abrindo espaços de conversa e facilitando a liderança colaborativa.

Dany Garza
ONG Sustentarte

Formada com excelência acadêmica em Relações Internacionais pela Universidade Iberoamericana (Cidade do México) e especializada em meio ambiente e desenvolvimento sustentável pela mesma universidade. Trabalhou por 6 anos na ONG Reflorestamos México, gerenciando os programas de preservação de ecossistemas prioritários e desenvolvimento comunitário. Consultora de sustentabilidade no Brasil desde 2009 e fundadora da ONG Sustentarte que atua no Rio de Janeiro e Niterói desenvolvendo programas de educação para a Sustentabilidade.

Giselle Paulino
Jornalista

Jornalista de meio ambiente e sustentabilidade. Estudou Política Global em Londres e possui  experiência na produção e realização de reportagens sobre comunidades rurais fortalecidas pelo desenvolvimento local  em países na Ásia, como China e Índia, e na África, como Namíbia e Etiópia. Diretora de comunicação da Viajologia Expedições, agência para viagens fotográficas a destinos exóticos.

Edgar Gouveia Júnior
Criador Jogo Oasis e do Play The Call

Arquiteto e Urbanista Edgard se dedica a inventar e aplicar jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. É co-fundador do Instituto Elos, dos Guerreiros sem Armas, do Jogo Oasis e do Play The Call.

 Dia 14 de agosto de 2015 - 08:00h às 17:00h

CREDENCIAMENTO - 08:00h às 09:00h

MESA 5 - ENCADEAMENTO 09:00h às 10:30h

Cristina Fedato
Consultora em Sustentabilidade e Coordenadora Pedagógica na FIA – Fundação Instituto de Administração

Graduada em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP (1986), Mestre em Administração pela FEA/USP (2005), Treinamento em Aprendizado Centrado no Participante - Harvard Business School (2004). Especialista, consultora e professora em Estratégias de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Compras Sustentáveis, Sustentabilidade em Cadeias Produtivas, Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora Pedagógica do curso de Especialização em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade na FIA/USP (Fundação Instituto de Administração) . Consultora especialista do Ethos/Uniethos e do GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), membro da Comissão CEE-277 – Comissão de Estudo Especial de Compras Sustentáveis da ABNT/ISO e ponto focal da EcoVadis no Brasil.

Jorge Soto
Brasken

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e maior produtora de biopolímeros do mundo. Membro do Grupo de Líderes em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA, Conselho Internacional de Associações da Indústria Química. E ex- Presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global. Engenheiro Químico (1985) pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Mestre em Engenharia Química (1994) pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro e e Doutor em Planejamento Ambiental (2007) também pela COPPE.

Nelson Eiji Akimoto
NORD Electric

Engenheiro Eletricista, Graduado pela UNESP – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira; Pós Graduado em Desenvolvimento Gerencial pela UNOCHAPECÓ; Diretor Presidente da NORD Electric S.A.; Diretor da Associação Comercial e Industrial de Chapecó; Vice-Presidente do Programa Viver – Ações Sociais; Docente da Fundação Logosófica.

Caio Magri
Diretor Executivo do Instituto Ethos

Sociólogo pela Universidade de São Paulo é o atual Diretor Executivo de Operações, Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Presidente do Instituto Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo-InPACTO. Foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/São Paulo. Integrou em 2003 a assessoria especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Programa Fome Zero.

MESA 6 - HUMANIZAÇÃO 11:00h às 12:30h

Leticia Veloso
Universidade Federal Fluminense UFF

Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago, E.U.A. Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Professora e Pesquisadora do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado em Sistemas de Gestão, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, ambos na Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de antropologia e sociologia da empresa e do trabalho, consumo, responsabilidade social, sustentabilidade, cultura e empresas, interculturalidade e novas classes médias. Co-organizadora do livro Consumo: Cosmologias e Sociabilidades e autora de vários artigos acadêmicos sobre os temas acima. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa interinstitucional e internacional (Brasil, Austrália e E.U.A.) sobre empresas transnacionais, interculturalidade, sustentabilidade e responsabilidade social na indústria de cosméticos nos BRICs.

Livia Barbosa
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC RJ

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais pela University of Chicago, doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), pós-doutorado pela Universidade de Tóquio e pós-doutorado pelo Museu Nacional- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência e pesquisas na área de cultura brasileira, antropologia política, consumo e organizações. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos e na Universidade de York, na Inglaterra. É autora dos livros O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Cultura e Diferença nas Organizações, Sociedade de Consumo, Cultura e Empresas, Cultura, Consumo e Identidade (em parceria com Colin Campbell), entre outros. Atualmente é pesquisadora associada da PUC/RJ e diretora da Socius Consultoria, onde presta consultoria a várias organizações e empresas. É membro de vários conselhos acadêmicos de diferentes organizações.

Carla Cristina dos Santos Lettieri
Instituto Ronald McDonald.

Foi estudante do doutorado em Sociologia no IFCS/UFRJ, é mestra em Relações Internacionais e bacharel em Português/Inglês e literaturas correspondentes, ambos pela PUC-Rio. Foi professora de Relações Internacionais nas Universidades Cândido Mendes e UniverCidade, consultora da Organização Internacional do Trabalho e possui publicações sobre o tema responsabilidade social das empresas. Coordenou projetos socioambientais na empresa Ampla Energia & Serviços e atualmente trabalha como analista sênior de projetos coordenando programas no Instituto Ronald McDonald e é editora executiva do Portal Plenitude Social, que publica artigos sobre Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Possui domínio fluente do Inglês intermediário do Espanhol. Foi vencedora do prêmio Ethos Valor de Responsabilidade Social em 2003.

Fabiane Luisi Turisco
Diretora Executiva do Instituto Pro-Natura

Com 30 anos de experiência, o Pro-Natura é especializado na construção de economias e modelos de negócios socioambientais em comunidades urbanas e rurais do mundo. Nosso objetivo é apoiar a criação de projetos de desenvolvimento socioeconômico sustentáveis, de longo prazo, em grande escala e grande impacto, articulando participantes e parceiros com diferentes conhecimentos e competências, mantendo a gestão do intercâmbio de informações e trabalho colaborativo. Fundado no Brasil em 1985, o Pro-Natura Internacional é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro e em Paris.  O Pro-Natura atuou em projetos em 58 países, e seu Conselho Consultivo conta com nomes reconhecidos no Brasil e no mundo, tais como Armínio Fraga e Ignacy Sachs.

12:30h às 14:00h Almoço

14:00h às 16:00h Rede Rio de Ssutentabilidade

Jessé Torres Pereira Junior
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Desembargador. Professor-coordenador dos cursos de pós-graduação de direito administrativo da Escola da Magistratura e da Escola de Administração Judiciária. Presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professor-visitante da Escola de Direito Rio, da Fundação Getúlio Vargas.

Carlos Minc Baumfeld
Deputado Estadual RJ

Geógrafo, professor, ambientalista, político, ex-guerrilheiro e economista. É membro-fundador do Partido Verde (PV). Defensor do socialismo libertário, Minc também declara que uma de suas bases programáticas é o direito das minorias e o meio ambiente. Recebeu o Prêmio Global 500, concedido pela ONU às pessoas que se destacaram na defesa do meio ambiente em âmbito mundial. Presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional.

Paulo Sergio Rocha de Ornelas
Coordenador Executivo da Rede Rio de Sustentabilidade

Formado em engenharia elétrica pelo Cefet "CSF" RJ, com especialização em subestações, geração de energia, gerenciamento de projetos  e DGOS; Servidor de carreira do JBRJ há 20 anos, atua nas áreas de Eficiência energética e hidráulica, Gerenciamento e Racionalização de Custos (com um projeto implementado no JBRJ com mais de 2 milhões de reais de retorno a custo quase zero) e Compras públicas compartilhadas sustentáveis e comuns (foi um dos idealizadores e ajudou a realizar a 1ª compra compartilhada sustentável do Brasil ,de material de expediente, em 2010). Idealizador e atual Coordenador Executivo da Rede Rio de Sustentabilidade. Trabalha há 17 anos com Sustentabilidade e há  07 anos com compras sustentáveis compartilhadas e comuns.

Dilma Lúcia da Costa Silva Pimentel
Consultora da Otimiza Consultoria em Gestão Empresarial.

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense na Linha de pesquisa Gestão Ambiental. Mestre em Sistema Integrado de Gestão e Especialista em Gestão Sustentável pela mesma universidade, Gestão Estratégica pela GRIFO e Educação pela PUC; Bióloga pela Univ. Santa Úrsula. Atua como consultora de empresas públicas e privadas inserindo Princípios da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade à gestão e implementando Sistemas Integrados de Gestão  - Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Governança e Relacionamento Comunitária. Atua como docente convidada em cursos de pós-graduação na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e SGI nas Universidades LATEC-UFF, UNICAMP, UFRJ entre outras.

09:00h às 12:00h - Workshop Guia para Publicar

Andre Jun
Emerald

Editor graduado pela Universidade de São Paulo. Atuou em editoras de livros didáticos, religiosos e empresas de comunicação. É Gerente Editorial Emerald para a América Latina e realiza pesquisa sobre o livro digital no programa de mestrado da Ciência da Informação da USP.

O workshop visa elucidar duvidas sobre o processo de publicação em periódicos científicos, tendo como objetivo apresentar aos acadêmicos uma breve visão sobre o processo editorial e desmistificar as etapas de publicação. Nesse sentido o workshop:

Incentiva novos autores à publicar e auxilia a coordenação de pesquisa nesta área;

Discute questões emergentes no mercado editorial e em grupos de pesquisa experientes;

Apoia os esforços para preencher a lacuna entre o mundo acadêmico e à prática e apresenta aos potenciais autores o processo editorial como um todo.

Apresentação de Artigos Científicos 09:00h às 17:00h

Apresentação de artigos científicos internacionais e nacionais submetidos a XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Os artigos abordam os mais diversos temas contemplados pelo XI CNEG, todos relacionados a Gestão e Sustentabilidade. Os artigos serão organizados em apresentações orais e posters.

Minicursos: 09:00 às 17:00h

 Os minicursos são uma oportunidade objetiva e prática de ampliar seus conhecimentos em determinado tema ou ferramenta de gestão. Veja aqui a lista de minicursos disponíveis para inscrição: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/minicursos.aspx