Comitê Organizador

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/9953503354410892

Engenheiro Civil, Mestre na Engenharia Civil e Doutor em Engenharia de Produção. Doutorado com foco em processo decisório para escolhas de fornecedores na cadeia produtiva, pela COPPE – UFRJ. Experiência na área de Planejamento e Controle da Produção e Sistemas de Gestão integrados (Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança e Saúde do Trabalho). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense na Escola de Engenharia, UFF.

Marcelo J. Meiriño

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/1209386477961973

Arquiteto e Urbanista pela UFRJ; Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela UFF. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialização em Eficiência Energética. Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF; Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF.

Sérgio Luiz Braga França

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/9900648217984726

Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Engenheiro Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor Associado II do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.

Elaine Dos Prazeres de Araújo Fragoso

(discente MSG UFF) –  http://lattes.cnpq.br/1979060817027445

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Veiga de Almeida (2016); Pós Graduada em Gestão Pela Qualidade Total (2018) e Pós Graduanda no Mestrado Profissional Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2020 – Em andamento). Secretária Acadêmica dos Curso de MBAs e Especializações do Latec/UFF. Membro da Equipe Organizadora da edição anual do Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354); Consultora Green Belt (certificada pela Marese Consultoria & Treinamento). Áreas de Atuação: Educação, Administração, Gestão de Melhoria, Gestão de Qualidade, Produção Enxuta e Seis Sigma. Mestranda do Mestrado em Sistemas de Gestão – Latec/UFF.

​Leonardo Bezerra Pimentel

(egresso MSG UFF) –  http://lattes.cnpq.br/9560375782450931

Engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Modelagem de Processos de Negócios e em implantação de sistemas gerenciais. Atua como Analista de Processos na STI/UFF. É consultor de empresas na área de Modelagem de Processos de Negócios – BPM, Supply Chain Management e S&OP. Possui MBA em Organizações e Estratégia e Mestrado em Sistemas e Gestão, ambos pela UFF. 

Hellen Costa Ramos

(egresso DSG UFF) – http://lattes.cnpq.br/2475645899810534

Doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis (2021) e Mestre em Sistemas de Gestão (2008) pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Engenharia Econômica e Financeira e Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense com graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro desde (2005) e Assessora da coordenação de pós-graduação em Sistemas de Gestão da UFF desde (2004), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Corporativa, Gestão Pública.

Arnaldo Pinheiro Costa Gaio

(Discente do doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis – UFF DSGhttp://lattes.cnpq.br/4804727363163901

Graduado em Engenharia de Produção, com ênfase em Mecânica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Engenharia de Produção, na área de Gerência de Produção, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Atualmente atuo na Estratégia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), como o chefe da Divisão de Estratégia e tenho experiência na área da Qualidade, tendo atuado como chefe da Divisão de Gestão da Qualidade (gerente da qualidade).

Coorganizadores

Prof. Gilson Brito Alves Lima

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/2248567464602970

Engenheiro Civil. Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Extensão em Gestão Ambiental Empresarial e em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia, Mestrado em Engenharia Civil e Doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 2000). Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui diversas publicações nacionais e internacionais em eventos e em periódicos científicos de alto impacto. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de pesquisa, formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Tecnológica Industrial e de Serviços: Análise de Risco, Segurança de Processos, Meio Ambiente, Manutenção e Confiabilidade Industrial.

Luis Perez Zotes

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/9648922160710438

Engenheiro Civil pela PUC/Rio/74. Mestre em Engenharia Civil pela UFF/92. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/RJ/94. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas , Gestão Financeira de Longo Prazo e Gerenciamento de Projetos. Professor de Administração Financeira II no MBA Engenharia Econômica e Financeira da UFF. Professor de Gestão Estratégica de Custos no MBA Gestão da Produção e Manutenção. Coordenador do MBA Especialização em Engenharia de Produção. Professor das disciplinas Gerenciamento de Projetos e Finanças Corporativas no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão e no Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF.

 

Julio Vieira Neto

(docente UFF, MSG e DSG) – http://lattes.cnpq.br/8052370131852533

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF.