Informações Gerais

Tema central: A ECONOMIA CIRCULAR NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

Os eventos têm em comum o propósito de compartilhar estudos e iniciativas realizadas no âmbito de sistemas de gestão sustentável, inovadores e de responsabilidade socioambiental.

Nesse sentido, os eventos propõem a ampliação da reflexão e do debate sobre temas contemporâneos e tão caros ao bem estar e à justiça social e ambiental. Em especial discussões relacionas aos esforços para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU e sua correlações com a Gestão de Organizações publicas e privadas, Sociedade, Governos e Terceiro Setor considerando os impactos da pandemia de COVID-19.   Contando com esse cenário, sugerem-se que abordagens inovadoras para apoiar a implementação dos ODS são necessárias.

Desta forma, convidamos a comunidade científica, empresas, sindicatos, organizações sociais e a sociedade civil para compartilharmos trabalhos e debates de envergadura científica interdisciplinar, na extensão de eixos temáticos da gestão sustentável e socialmente responsável, que incluem: estudos sobre análise de padrões de produção e consumo; fontes de energias alternativas; mobilidade urbana sustentável e justa; água; ar; terra; território; mudanças climáticas; resíduos sólidos; degradação ambiental; justiça ambiental; direito internacional e responsabilidade social; desenvolvimento local em parcerias de responsabilidade social compartilhada; entre outros.  

O CNEG / INOVARSE são o resultado da vontade em comum de várias Entidades, dentre elas: FIRJAN, ABEPRO, LATEC / UFF, ABQ, Research and Transfer Centre “Sustainable Development and Climate Change Management”, Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha) entre outros, no sentido de atender a demanda das organizações, sociedade e academia pela troca de conhecimentos e práticas.

Em um mundo globalizado, as demandas da sociedade são crescentes no sentido da justiça social e do balanço ambiental, reconhecendo as responsabilidades e posição estratégicas das organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, para com essas vertentes. Entretanto os gestores das mais diversas organizações atualmente se deparam com o dilema quanto a como implementar de forma gerencial e prática no dia a dia de suas operações.

O evento vem de encontro a esse “gap”, e busca assim trazer à tona discussões em estado da arte, no âmbito acadêmico e profissional, estudos e experiências quanto a gestão aplicada às organizações nacionais e internacionais. Para atender a essa expectativa, os eventos se desdobrarão ao longo de 3 dias consecutivos (23, 24 e 25 de Novembro de 2023) no formato online.

Cada um dos painéis de palestras, contará com pensadores e profissionais da gestão organizacional com variadas visões: profissional, acadêmica e social e com destaque no cenário Nacional e Internacional, que compartilharão suas experiências, dilemas e desafios.

Os produtos dos eventos serão disponibilizados à sociedade para download através do website www.cneg.org

Atualmente este website já disponibiliza à sociedade gratuitamente todo o material gerado em edições anteriores do CNEG.

CNEG é um evento organizado e apoiado por diversas organizações, tratam-se de eventos interinstitucionais. Dentre as organizações comprometidas com a realização e apoio dos eventos citam-se: